Minicursos de 2020

      Comentários desativados em Minicursos de 2020

Em 2020, a programação do ciclo de estudos e leituras dos Filósofos Inovadores oferece três minicursos sobre A técnica e a inovação em filosofia na escola e na educação futura. A temática, já apresentada em artigo do escritor José Paulo Teixeira, será abordada a partir das contribuições de Ortega Y Gasset, Vilém Flusser e Peter Sloterdijk. 

O primeiro minicurso, dedicado a Ortega, pensa a encruzilhada do humanismo na era tecnológica e de que modo a meditação filosófica ajuda a encontrar saídas para essa questão. O que fazer, com quem fazer e como fazer para contribuir e tirar o humanismo da encruzilhada em que se encontra?Os participantes serão convidados a conhecer o humanismo de Ortega e a pensar a relação ou o impacto da razão técnica sobre o seu programa vital.  

No segundo minicurso, os convidados percorrem as trilhas da disciplina e dos treinamentos pela antropotécnica de Peter Sloterdijk. Qual o impacto das antropotécnicas modernas nos ambientes de treinamentos criados dentro e fora das empresas e que deixam para trás os velhos sistemas escolares e de educação? No encontro, serão apresentadas as principais ideias do autor em seu estudo sobre a passagem das experiências religiosas e ascéticas para os atuais campos de treinamento e disciplina em busca da melhor performance e do autoaperfeiçoamento. 

As contribuições Vilém Flusser para as formas de comunicação e enfeixamento da vida, o estreitamento dos espaços da política e jogos de linguagem e poder são trazidas no terceiro minicurso. Após ‘imaginar’ o “fim da escrita” e o predomínio da imagem técnica e da linguagem computacional, haverá espaço para a leitura e a escola como conhecemos neste mundo codificado? O evento ganha uma importância especial ao comemorar o centenário de nascimento de Vilém Flusser (1920-1991) e evidenciar suas contribuições para a educação e cultura brasileira, desde o período em que viveu no Brasil entre 1940 até seu retorno à Praga, em 1972.

O seminário Exigências da Educação encerra o ciclo de leituras em julho de 2020 do programa Filósofos Inovadores. Nele, serão resgatados as contribuições dos três filósofos inovadores para pensar a formação de professores e a educação futura.