O humanismo de José Ortega y Gasset vivido em uma era tecnológica

      Comentários desativados em O humanismo de José Ortega y Gasset vivido em uma era tecnológica

O professor José Mauricio de Carvalho (UFSJ – MG) é o convidado da Cidade Futura para fazer a apresentação do filósofo inovador José Ortega y Gasset no próximo dia 29. Intitulada Ortega y Gasset: o humanismo na era tecnológica, a aula-palestra do professor é um convite para conhecer o pensamento orteguiano e suas possíveis contribuições para a inovação em educação.

A aula será dividida em quatro temas:

  • O humanismo pedagógico orteguiano em três passos para enfrentar a era tecnológica
  • A superação da nova barbárie: a educação do homem culto.
  • A atualização do homem-massa orteguiano e os pontos de formação pedagógico da proposta
  • O desafio do humanismo orteguiano: viver uma vida autêntica respondendo à cultura.

O Encontro Filósofos Inovadores é realizado pela Cidade Futura. A programação do evento também conta com a palestra do professor e escritor José Paulo Teixeira, que apresentará o programa Filósofos Inovadores e seu ciclo de estudos e leituras dedicado, em 2019 e 2020, a Ortega y Gasset, Peter Sloterdijk e Vilém Flusser. Mais informações em: https://bit.ly/2nR6zdR

Sobre José Mauricio de Carvalho

Crédito: foto retirada do site IEA – USP

José Mauricio de Carvalho é Professor Titular de Filosofia Contemporânea do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Possui especialização em Filosofia,  Teologia e Filosofia Clínica. Fez estágios de pós-doutoramento na  Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade Nova de  Lisboa. Graduou-se também em Pedagogia e Psicologia.

Dedicou parte da sua grande produção científica e autoral a José  Ortega y Gasset. É autor dos livros Introdução à filosofia da razão  vital de Ortega y Gasset, O Homem e a Filosofia: pequenas  meditações sobre a existência e a cultura e Ortega y Gasset e o  nosso tempo.