A mais recente iniciativa do Projeto , a Academia Bom de Ler, Prosa, Poesia & Filosofia é um espaço de formação de agentes de leitura, protagonizado por alunos e professores de todo o estado. É formada neste momento inaugural em dois níveis, um estadual e outro regional – por cidade ou grupo de cidades vizinhas.

A formação de sua primeira turma regional aconteceu em maio de 2015, durante o Festival da Leitura de Florianópolis e teve como patrono Zuenir Ventura, membro da Academia Brasileira de Letras. Na ocasião, dez jovens de diferentes regiões do estado a integraram.

Jovens da primeira turma da Academia Bom de Ler, Zuenir Ventura da Academia Brasileira de Letras, Dona Ida Fantin, Presidente do Instituto Parati e José Paulo Teixeira, Coordenador do Projeto Bom de Ler. 

 

Na Região Sul, a Academia será apresentada aos alunos e professores que participaram das oficinas e atividades do Programa Repórter na Escola durante o primeiro semestre deste ano, são cerca de 15 escolas, das redes municipal, estadual e particular. A apresentação da iniciativa marca sua etapa inicial, para que, posteriormente possa ser integrada por 22 alunos e 4 professores, conforme seu formato.

A apresentação acontecerá às15h30, na UNESC – Bloco P, Sala 19.