Na semana passada, a Sala Cidade Futura abriu-se para dois dias dedicados à formação em filosofia proposta pelo programa Filósofos Inovadores. Os professores José Paulo Teixeira e José Miguel Wisnik ministraram aulas que colocaram em pauta os desafios da educação e os ensinamentos que Vilém Flusser e Haquira Osakabe podem trazer para a criação de uma escola mais adequada às exigências educacionais atuais.

O professor José Paulo Teixeira apresentou Os Alfabetos de Flusser

O professor José Paulo Teixeira apresentou Os Alfabetos de Flusser

Os minicursos aconteceram nos dias 05 e 06 de março e fazem parte da preparação promovida pela Cidade Futura para o seminário Exigências da Educação.

Na manhã do dia 05, o professor José Paulo Teixeira apresentou Os Alfabetos de Flusser (leia o texto completo aqui), esclarecendo também o programa do minicurso Introdução aos Filósofos Inovadores: uma compoesia. A aula sobre Vilém Flusser foi a primeira etapa do minicurso, que segue com encontros no final de março e abril sobre José Ortega y Gasset e Peter Sloterdijk respectivamente.

O professor José Miguel Wisnik complementou a formação em Vilém Flusser

Durante a tarde, o convidado José Miguel Wisnik complementou a formação em Vilém Flusser e apresentou sua leitura sobre Comunicologia: reflexões sobre o futuro, livro do filósofo tcheco-brasileiro. As atividades foram encerradas com uma conversa entre Wisnik e o público sobre seu livro Maquinação do Mundo, que explora suas descobertas sobre a relação entre Carlos Drummond de Andrade e a mineração na cidade de Itabira.

No dia seguinte, José Paulo Teixeira e José Miguel Wisnik conversaram sobre Haquira Osakabe que, junto de Paulo Freire e Anisio Teixeira, é um dos nomes estudados pela Cidade Futura neste semestre. Wisnik trouxe seu relato pessoal como ex-aluno de Haquira, contando sobre sua forma de ensinar e de abordar a vocação na vida dos estudantes.

Acompanhe nosso site para, em breve, ter acesso aos vídeos de cada uma das aulas.

A Cidade Futura agradece aos que compareceram aos minicursos e convida a todos para continuarem a formação proposta pelo programa Filósofos Inovadores. Seguimos abertos para outros bons encontros!