O escritor José Paulo Teixeira introduz o pensamento de Flusser, Ortega y Gasset e Sloterdijk a partir de três imperativos axiais da educação

 

A Cidade Futura lança neste mês o minicurso Introdução aos filósofos inovadores: uma compoesia, ministrado pelo escritor e professor José Paulo Teixeira. Nele, o escritor apresentará o pensamento de Vilém Flusser, José Ortega y Gasset e Peter Sloterdijk. O minicurso está dividido em três encontros e faz parte da jornada Exigências da Educação I do programa Filósofos InovadoresOs encontros acontecerão na Sala Cidade Futura, em Florianópolis. As inscrições para o primeiro encontro (05 de março) já estão abertas através do link. Os participantes das atividades receberão uma certificação.

Ementa 

Em cada encontro, José Paulo Teixeira apresentará o pensamento de um dos filósofos a partir de um imperativo axial da educação (Precisas mudar a tua vida! Precisas fazer o teu projeto de vida! Precisas conversar com a tua máquina!).

No minicurso, o escritor também inicia um diálogo entre os três filósofos e a filósofa María Zambrano para pensar os impactos da inovação e sua interface com a formação do humano.

No primeiro encontro (05/03), a formação é complementada por uma aula com José Miguel Wisnik, que apresenta Maquinações 1 – comunicação e cultura na parte da tarde

O programa Filósofos Inovadores

Flusser, Ortega y Gasset e Sloterdijk são três dos filósofos inovadores da Cidade Futura. A formação filosófica oferecida pelo minicurso é uma preparação para o seminário Exigências da Educação: práticas filosóficas e educacionais na formação de formadores. O estudo das suas contribuições foi proposto na abertura da jornada 2019-2020 do programa Filósofos Inovadores, que, neste período, dedica-se ao tema Exigências da Educação I. 

Sobre José Paulo Teixeira

José Paulo TeixeiraJosé Paulo Teixeira, escritor e professor e coordenador do programa Filósofos Inovadores da Cidade Futura. Realiza estudos filosóficos e educacionais e minicursos sobre a obra de José Ortega Y Gasset em diálogo com alguns temas e filósofos contemporâneos como Maria Zambrano, Vilém Flusser, Peter Sloterdijk e Jean-Luc Nancy. Escreve e organiza as Orteguianas e os Alfabetos de Flusser entre outros escritos da compoesia. José Paulo é criador da Cidade Futura – Inovação em Filosofia, Educação e Pesquisa. Publicou: Uma Utopia de Leitura e Escritos da Espera – Fragmentos do futuro, Pensamentos do acaso, entre outros.