20 anos de Cidade Futura – Iniciativas

1998
Criação da Cidade Futura 

Lançamento dos Encontros de Maio e do projeto Artistas da Palavra.

2000
Criação do selo editorial Cidade Futura 

Início do projeto Vida Futura/Escola do Terceiro Setor, uma parceria entre Cidade Futura e Fundação Avina

2001
Participação na Rede Andi – Agência Nacional de apoio à Criança e Adolescente

Cidade Futura coordena duas pesquisas sobre Mídia e Criança em parceria com a Rede Andi. Organiza o Seminário de Meio-Ambiente e a I Conferência Sul de Responsabilidade Social, em Joinville, Santa Catarina.

2002 

Criação da Agência de Notícias da Rede Andi, Santa Catarina.                                      

2003
II Conferência Sul de Responsabilidade Social, em Joinville, Santa Catarina.

No mesmo ano, a Cidade Futura inicia a produção editorial do Projeto Bom de Bola de responsabilidade social Parati.

2004
Participação no projeto Meu lugar/Pnud/Democracia, em Santa Catarina.

Criação e produção editorial dos Cadernos do Meu Lugar e do livro do projeto Meu Lugar.

2005
III Conferência Sul de Responsabilidade Social em Criciúma.

2008
Criação do Projeto Bom de Ler

O Projeto Bom de Ler foi lançado durante a série Encontros de Maio, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. O objetivo era estimular a leitura e a descoberta de bons livros e escritores. O projeto nasceu para despertar, nas crianças e jovens, a força da leitura, da poesia e da filosofia, no desenvolvimento da imaginação, da inteligência e da paixão pela vida e cultura.

No mesmo ano, aconteceram as primeiras edições dos programas Repórter na Escola, Biblioteca Bom de Ler e Estações Bom de Ler. As iniciativas mobilizariam, ao longo de 10 anos, alunos e professores de todo o estado

Leia mais sobre o projeto aqui.

2009

O primeiro ano do projeto Bom de Ler reúne cerca de 6 mil crianças e jovens em suas atividades. As Oficinas e Estações Bom de Ler fazem atividades itinerantes em cidades do interior catarinense como Tijucas, Orleans, Lauro Muller, Capinzal, Seara, Joaçaba e São Lourenço do Oeste.

2012
Seminário do Livro e da Leitura – Uma Tarefa de Vida!

Realizado em Florianópolis, o evento foi uma parceria da Cidade Futura e Instituto Parati com a Fundação Catarinense de Cultura, o Ministério da Cultura e o Instituto Pró-Livro.

O Seminário contou com as presenças de Maria Antoniete Cunha – coordenadora nacional do PNLL do Ministério da Cultura e de Zoara Failla, coordenadora da pesquisa Retratos da leitura no Brasil.

Após um debate e a apresentação da Plataforma do Livro e da Leitura, os presentes decidiram iniciar um processo de discussão e criação de um fórum estadual, de caráter propositivo, para contribuir no processo de elaboração de um Plano Estadual do Livro e da Leitura

27 de maio de 2013
Criação do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura

No auditório da Secretaria de Estado, Cultura e Turismo, em Florianópolis, com a presença do escritor e poeta  Afonso Romano, Rosália Guedes (Minc- PNLL), Zoara Failla, do Secretário e então presidente da FCC, entre mais de 100 participantes e representantes de vários setores do livro e da leitura, foi criado o Fórum Catarinense do Livro e da Leitura.

A iniciativa é fruto das discussões ocorridas no ano anterior, durante o Seminário do Livro e da Leitura – Uma Tarefa de Vida!

Saiba mais sobre o Fórum Catarinense do Livro e da Leitura aqui.

Dezembro de 2013

Em 2013 também aconteceu a última edição das Estações Bom de Ler. No total, o projeto teve 25 edições, passando por 20 cidades catarinenses e reunindo 9.829 alunos de mais de 40 escolas, municipais, estaduais e particulares.

Maio de 2014 

II Fórum Catarinense do Livro e da Leitura

12 de setembro de 2014
Convite para Pensar com Scarlett Marton

Scarlett Marton, filósofa e professora da USP, realizou uma oficina de formação e inaugurou a série Convite para Pensar, em Florianópolis.

23 de setembro 2014
I Fórum do Livro e da Leitura da Região Sul, em Criciúma

Os escritores Manuel da Costa Pinto e Cristóvão Tezza debateram sobre a literatura brasileira, como contribuição ao projeto do Bom de Ler.

10 de março de 2015
I Fórum do Livro e da Leitura da Região Oeste, em Chapecó

Marina Colasanti, escritora e jornalista, e Zoara Failla, diretora-executiva do Instituto Pró-Livro/SP, participaram do evento abordando políticas públicas de incentivo à leitura, ao livro e à literatura.

25 a 28 de maio de 2015
Festival da Leitura de Florianópolis 

O Festival reuniu, em uma mesma programação, diferentes iniciativas. As estações Bom de Ler, Oficinas de Leitura, Saraus de histórias, e a série Bom de Ler Filosofia, Prosa e Poesia. 

No primeiro dia, foi apresentada a primeira turma da Academia Bom de Ler, que teve como objetivo a formação de uma nova geração de leitores no Brasil, fazendo de cada Bom de Ler um agente de leitura, em sua casa, escola, comunidade e cidade. 

Aqui você confere mais registros das atividades realizadas nos dois dias de oficinas, com a participação de professores, universitários e alunos das redes de ensino público e particular de Criciúma. 

O evento marcou também o lançamento da campanha da Cidade Futura A leitura é a base do Brasil: a formação de uma nova geração de leitores no país. A programação cultural envolveu atividades com Zuenir Ventura, José Miguel Wisnik, Manuel da Costa Pinto, Alice Sant’Ana, Juliano Pessanha e Evandro Ferreira. 

Relembre a programação aqui. 

29 de maio de 2015
III Fórum Catarinense do Livro e da Leitura

O evento concluiu e encaminhou os resultados do processo iniciado em 2012, com as entregas do diagnóstico e da minuta do Plano estadual do livro e da leitura SC.

O Plano Catarinense do Livro e da Leitura foi entregue por Salomão Ribas Júnior, presidente da Academia Catarinense de Letras, a Filipe Mello, secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte. 

Durante o Fórum, também foi apresentado o diagnóstico sobre a cadeia produtiva, projetos de leitura, bibliotecas, editoras e escritores catarinenses. José Paulo Speck foi o coordenador da pesquisa.

Leia mais aqui.

08 de junho de 2015

Projeto Bom de Ler é reconhecido em sessão especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) 

Leia mais aqui.

09 e 10 de outubro de 2015 

Realização do Seminário Esferas da Filosofia / Lugares da Poesia com Juliano Pessanha e José Paulo Teixeira, na Universidade do Extremo Sul Catarinense.

13 e 14 de abril de 2016

Academia Bom de Ler apresentou-se aos alunos e professores do Projeto e às Secretarias Municipal e Estadual de Educação de Criciúma.

01 de agosto de 2016

Em agosto, aconteceu o Encontro Estadual da Academia Bom de Ler, em Florianópolis, com participantes dos núcleos de São Lourenço do Oeste e Criciúma.

26 de outubro de 2016

No mesmo ano, ocorreu a finalização do projeto Repórter Bom de Ler. Nos seus oito anos de existência, aconteceram 17 edições, envolvendo 192 escolas de 101 cidades catarinenses, com a participação de mais de 650 alunos e 250 professores.

Maio de 2017

Maio Bom de Ler

Série de visitas e encontros com professores e alunos do projeto para apresentar o conteúdo do “Qiz –  utilisation/ modos de usar seu método de leituras cruzadas” ou: “o método da compoesia”, aplicado em estudos e pesquisas inovadoras, experiências e conceitos de filósofos e poetas utilizados pelo autor José Paulo Teixeira, que apresenta algumas pistas para novas pesquisas, a formação e o desenvolvimento das vocações profissionais e estilos de vida e trabalho das novas gerações.

Na Unesc, em Criciúma, a programação previa uma sessão de “Leituras Cruzadas” de Vilém Flusser e Byung-Chul Han.

Em Florianópolis, nos dias 28 e 29 de maio, as atividades abordavam “leituras cruzadas” entre Nietzsche e Foucault.

Leia mais aqui.

5 de julho de 2017

Projeto Bom de Ler foi pauta da reunião dos diretores das escolas municipais de Criciúma no mês de julho.

2018

Cidade Futura inaugura sua sala no Centro de Inovação Acate Primavera, em Florianópolis.

29/10/2019

Lançamento do programa Filósofos Inovadores.

13/12/2019

Bons Encontros com integrantes do Passaporte Bom de Ler encerra as atividades do ano em dezembro de 2019

05/03/2020

Realização da aula os Alfabetos de Flusser, com José Paulo Teixeira, no 1º encontro do minicurso Introdução aos Filósofos Inovadores: uma compoesia.

05/03/2020

José Miguel Wisnik lança o livro Maquinação do Mundo na Sala Cidade Futura.

06/05/2020

José Miguel Wisnik ministra aula sobre Haquira Osakabe e participa do Convite para Pensar, conversando com José Paulo Teixeira sobre a canção popular no Brasil.

12/05/2020

Diálogos com Gustavo Bernardo abre as celebrações da Cidade Futura ao centenário de Vilém Flusser.

20/05/2020

2ª etapa do minicurso Introdução aos Filósofos Inovadores: uma compoesia, dedicada a José Ortega y Gasset. As aulas foram conduzidas pelos professores José Paulo Teixeira e Margarida Amoedo.

03/06/2020

3ª etapa do minicurso Introdução aos Filósofos Inovadores: uma compoesia, dedicada a Peter Sloterdijk. As aulas foram conduzidas pelos professores José Paulo Teixeira e Juliano Pessanha.

17/06/2020

Rodrigo Duarte ministra aula sobre Vilém Flusser: pós-história e realidade brasileira seguindo as comemorações ao centenário do filósofo tcheco-brasileiro.