Filósofos inovadores

O Filósofos Inovadores é um programa de formação organizado anualmente para apresentação de um tema e dos pensadores que podem contribuir para a reflexão e o debate do assunto.

Está estruturado em jornadas anuais de estudos, leituras cruzadas e minicursos sobre os filósofos escolhidos. As atividades de cada ciclo encerram-se com um seminário, no qual são reunidas as contribuições desses pensadores para o tema em questão. O resultado, com os diagnósticos e reflexões produzidos ao longo do ano, é apresentado em formatos diversos (vídeos, ebooks, relatórios etc) pela Cidade Futura ao final da jornada. 

Jornada 2019-2020

Entre julho de 2019 e julho de 2020, o programa dedica-se ao tema Exigências da Educação. José Ortega y Gasset, Peter Sloterdijk e Vilém Flusser são os filósofos inovadores que serão apresentados, lidos e estudados ao longo da jornada.

Jornada 2020-2021

Entre agosto de 2020 e agosto de 2021, o programa dedica-se ao tema Aporias da Política. Giorgio Agamben, Byung-Chul Han e Hannah Arendt  são os filósofos inovadores que serão apresentados, lidos e estudados ao longo da jornada.