Festival da Leitura estreia na segunda (25) com Zuenir Ventura

      Comentários desativados em Festival da Leitura estreia na segunda (25) com Zuenir Ventura

Membro da Academia Brasileira de Letras, Zuenir Ventura será homenageado na abertura do Festival da Leitura de Florianópolis, na próxima segunda-feira (25), quando será lançada a campanha ‘A leitura é a base do Brasil: a formação de uma nova geração de leitores no país’, às 18h, no hotel Quinta da Bica d’Água. Aos 83 anos e com uma carreira reconhecida nacionalmente, que inclui o Prêmio Jabuti em 1995 de reportagem, ele é categórico ao dizer não é de hoje que o Brasil não lê. “Não há país que tenha se desenvolvido economicamente sem ter investido na educação. E educação, por sua vez, passa pela leitura. Uma coisa não existe sem a outra”, afirma.

Segundo o escritor, é um equívoco da pedagogia forçar o aluno a ler, pois ele o fará por obrigação. O grande desafio é despertar o interesse espontâneo nos jovens, uma vez que, depois que a pessoa adquire o gosto pela leitura, não deixa mais. “Temos que inundar o país com livros! Fico feliz ao ver crianças e adolescentes brincando com as obras literárias, pois essa intimidade é fundamental para adquirir o hábito. Após estabelecida essa relação, é preciso mantê-la”.

Na opinião de Ventura, os baixos índices de leitura no país não podem ser atribuídos às novas tecnologias. O jornalista não acredita no antagonismo, mas sim, na convergência dos meios para despertar ainda mais o consumo da literatura por crianças e jovens. “Eu sou um analfabeto tecnológico, mas a minha neta Alice, de cinco anos, já faz tudo de forma digital. Ao mesmo tempo, ela adora livros. E nunca se escreveu tanto quanto agora, seja com os e-mails, comunidades ou aplicativos de mensagens. Ou seja, todos os meios podem coexistir”, opina.

O Festival da Leitura de Florianópolis acontecerá de 25 a 28 de maio, com eventos no Centro Integrado de Cultura (CIC) e no hotel Quinta da Bica d’Água. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site http://www.bomdeler.org.br/festival/A iniciativa é do Instituto Parati e a realização é da organização Cidade Futura, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura e Prefeitura de Florianópolis, entre outras instituições ligadas ao livro e à leitura.

Confira a programação completa:

DIA 25

17h

ATOS DE ABERTURA

Encontro com as crianças e jovens, alunos e educadores do projeto Bom de Ler. Presença da presidente do Instituto Parati, dona Ida Fantin, amigos do projeto e convidados.

18h

ABERTURA OFICIAL E LANÇAMENTO DA CAMPANHA “A LEITURA É A BASE DO BRASIL”

Leitura e da formação de uma nova geração de leitores no Brasil. Participação especial de Zuenir Ventura (Membro da Academia Brasileira de Letras, jornalista e escritor) e José Paulo Teixeira (escritor e coordenador do Projeto Bom de Ler).

DIA 26

9h às 12h

PLATAFORMA BOM DE LER – COM TODAS AS LETRAS DA CULTURA

Com: Juliano Garcia Pessanha (filósofo, SP) e Evandro Afonso Ferreira (escritor, SP).

15h às 18h

POESIA E FILOSOFIA NA OBRA DE MANUEL DE BARROS.

Com: Elton Luiz L. Souza (filósofo e professor, UNIRIO – RJ).

16h às 18h

Jovens e professores que integram a Academia Bom de Ler participam da Sessão especial na ACADEMIA CATARINENSE DE LETRAS.

DIA 27

9h às 12h

PLATAFORMA BOM DE LER – LEITURAS DE AGAMBEN: A POTÊNCIA DO PENSAMENTO NA TRADUÇÃO BRASILEIRA.

Com: Selvino Assmann (professor de filosofia e tradutor).

Uma leitura da poesia de Holderlin no pensamento de Heidegger

Com: Cláudia Pellegrini Drucker (filósofa e professora da UFSC).

14h às 17h

QUANDO DESCOBRI A POESIA NA OBRA DE ANA CRISTINA CESAR

Com: Alice Sant’Anna (poeta, 27 anos, RJ)

Em torno da Mesa: A POESIA CONVERSA COM A POESIA

Estranhas habitações – Intimas linguagens – Uma conversa entre o filósofo Elton Luiz Leite de Souza (Poética de Manuel de Barros) e Alice Sant’Anna (Poesia de Ana Cristina Cesar).

17h às 18h

APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA DE MAPEAMENTO IDCULT BOM DE LER

Com: Thiago Skárnio (especialista em Cultura Digital) e Tatiane Gonzaga (analista de sistemas)

CANTOS E CONTOS: MÚSICA E POESIA NA PONTA DA LÍNGUA.

Com: Tatjane Garcia (professora e mediadora de leitura, produtora cultural e mestre em Estudos Literários pela UFPR).

DIA 28 

09h às 10h30

PLATAFORMA BOM DE LER

ENCONTRO COM AUTORES DA LITERATURA INFANTOJUVENIL.

Com: Eliane Debus e escritores convidados.

10h30 às 12h00

OFICINA DA PLATAFORMA DE MAPEAMENTO IDCULT BOM DE LER

Com: Thiago Skárnio (especialista em Cultura Digital) e Tatiane Gonzaga (analista de sistemas)

14h30 às 17h

LEITURAS DO BRASIL – EXPRESSÃO LITERÁRIA E MUSICAL BRASILEIRA – A EXPERIÊNCIA DO MÚSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA.

Com: José Miguel Wisnik e Manuel da Costa Pinto.

17h – 18h

UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO.

Representantes do Movimento do Livro e da Leitura de Santa Catarina se encontram para a formação e organização das Câmaras Setoriais (estadual e municipal) do Livro e da Leitura.