Encontro Filósofos Inovadores

      Comentários desativados em Encontro Filósofos Inovadores

A Cidade Futura apresenta nos dias 29 e 30 de outubro, em Florianópolis, uma proposta de atividades dedicadas aos autores José Ortega y Gasset, Vilém Flusser e Peter Sloterdijk. O primeiro dia volta-se aos Filósofos Inovadores, programa que será introduzido pelo escritor e professor José Paulo Teixeira. Em seguida, o professor José Mauricio de Carvalho (UFSJ – MG) faz a aula-palestra Ortega y Gasset: o humanismo na era tecnológica.  

O segundo dia é dedicado ao Passaporte Bom de Leriniciativa de formação de uma comunidade letiva voltada ao estímulo à leitura. A professora Amnéris Maroni (UNICAMP – SP) inicia a programação do dia com a palestra Gilbert Simondon e o processo de individuação. Em seguida, o antropólogo Eugenio Lacerda apresenta o Passaporte Bom de Ler. 

Faça sua inscrição no link https://forms.gle/CJfFt7BAA5kpoeZF7. A organização do evento enviará um e-mail e/ou entrará em contato por telefone ou WhatsApp confirmando sua participação.

O ciclo continua em 2020 com três minicursos sobre as contribuições de cada filósofo e suas propostas de educação e formação e inovação em filosofia.

  • Minicurso José Ortega y Gasset – O humanismo na encruzilhada
    6 e 7 de março – Florianópolis
  • Minicurso Peter Sloterdijk – Treinamento e performance na modernidade
    10 e 11 de abril – Curitiba
  • Minicurso Vilém Flusser – A comunicação e o enfeixamento da vida
    12 e 13 de maio – São Paulo

O seminário Exigências da Educação encerra o ciclo de estudos e leituras nos dias 8 e 9 julho, em São Paulo. Nele, os conceitos dos três filósofos e suas contribuições são resgatados para pensar a formação de professores e a educação futura.