As atividades do Bom de Ler em Criciúma, realizadas nos dias 13 e 14 de abril,  reuniram mais de 80 participantes, entre professores e alunos. Foram dois dias de intensa programação, que incluíram uma oficina de formação da curadoria do Bom de Ler, Filosofia, Prosa & Poesia para professores e acadêmicos do Curso de Letras da UNESC e oficinas de áudio e vídeo, fotografia, edição, filosofia e imaginação, para crianças e jovens, de 11 à 16 anos.

A ideia é que, a partir destas oficinas a primeira turma da Academia Bom de Ler seja formada na Região Sul. A formação estadual aconteceu em 2015, durante o Festival da Leitura de Florianópolis, e teve como patrono Zuenir Ventura.

A Academia Bom de Ler é a mais recente iniciativa do Bom de Ler, tem por objetivo a formação de uma nova geração de leitores no Brasil, fazendo de cada Bom de Ler um agente de leitura, em sua casa, escola, comunidade e cidade. 

Aqui você confere mais registros das atividades realizadas nos dois dias de oficinas, com a participação de professores, universitários e alunos das redes de ensino público e particular de Criciúma.