A Cidade Futura convida para o segundo encontro do minicurso Introdução aos Filósofos Inovadores: uma compoesia. Nesta atividade, José Ortega y Gasset será apresentado pelo professor José Paulo Teixeira e pela convidada especial professora Margarida I. Almeida AmoedoUniversidade de Évora/Portugal. 

INSCREVA-SE AQUI

A atividade acontece no dia 20 de maio (quarta-feira),  às 10h00 de Brasília (14h00 de Lisboa/Portugal). Os participantes receberão, posteriormente, o link de acesso ao ambiente virtual da Sala Cidade Futura.  

Roteiro

  • Abertura
  • 1ª aula: Ortega e a sua filosofia da razão vital, com Margarida I. Almeida Amoedo.
  • 2ª aula: As Orteguianas: Vida, Vocação e Futurição nas Circunstâncias Brasileiras, com José Paulo Teixeira.
  • Conversa entre professores e participantes
  • Encerramento 

Sobre os ministrantes

José Paulo TeixeiraJosé Paulo Teixeira
É escritor, professor e coordenador do programa Filósofos Inovadores da Cidade Futura. Realiza estudos filosóficos e educacionais e minicursos sobre a obra de José Ortega y Gasset em diálogo com alguns temas e filósofos contemporâneos como Maria Zambrano, Vilém Flusser, Peter Sloterdijk e Jean-Luc Nancy. Escreve e organiza as Orteguianas e os Alfabetos de Flusser entre outros escritos da compoesia. É criador da Cidade Futura – Inovação em Filosofia, Educação e Pesquisa. Publicou: Uma Utopia de Leitura e Escritos da Espera – Fragmentos do futuro, Pensamentos do acaso, entre outros.

 

Margarida I. Almeida Amoedo
É professora Associada do Departamento de Filosofia da Universidade de Évora (Portugal). Na docência, dedica-se, entre outros áreas, à Filosofia da Educação e ao legado filosófico da obra de José Ortega y Gasset, objeto de estudo de sua tese de Doutoramento José Ortega y Gasset: A Aventura Filosófica da Educação (Lisboa: IN/CM, 2002). É organizadora de livros como A Vida como projecto: na senda de José Ortega y Gasset (Évora: UÉ, 2014) e tradutora dos textos orteguianos sobre a Técnica e o curso de 1944 sobre La razón histórica.