Inscreva-se agora em: https://forms.gle/sFEjQCmSqxpLPUMF8

Quando: 20 de maio, às 10h00 de Brasília (14H00 horário de Portugal)

Local: ambiente virtual da Sala Cidade Futura (Google Meet)

Neste segundo encontro dedicado ao filósofo espanhol Ortega y Gasset, a professora Margarida I. Almeida Amoedo (Universidade de Évora, Portugal) apresenta a teoria da razão vital e relata como esse conceito central de Ortega tornou-se determinante na sua pesquisa e tese do seu doutorado “Aventura Filosófica da Educação”.

Em seguida José Paulo T., do Brasil, faz uma apresentação das suas “Orteguianas”, um passeio no imaginário filosófico de Ortega y Gasset. Em sua apresentação, o escritor destaca quatro categorias axiais na obra de Ortega: Vida; Aventura; Vocação; e Futurição.

Sobre os ministrantes

José Paulo TeixeiraJosé Paulo Teixeira
É escritor, professor e coordenador do programa Filósofos Inovadores da Cidade Futura. Realiza estudos filosóficos e educacionais e minicursos sobre a obra de José Ortega y Gasset em diálogo com alguns temas e filósofos contemporâneos como Maria Zambrano, Vilém Flusser, Peter Sloterdijk e Jean-Luc Nancy. Escreve e organiza as Orteguianas e os Alfabetos de Flusser entre outros escritos da compoesia.

 

Margarida Almeida AmoedoMargarida I. Almeida Amoedo
É professora associada do Departamento de Filosofia da Universidade de Évora (Portugal). Suas áreas de pesquisa envolvem o pensamento filosófico de José Ortega y Gasset. É autora do livro A Aventura Filosófica da Educação (2002) e realizou trabalhos de tradução, como a versão portuguesa dos textos de Ortega sobre a Técnica, publicados sob o título de Meditação sobre a Técnica (Fim de Século, 2009).*

Informações curriculares disponibilizadas no site da Imprensa da Universidade de Coimbra.