O Fórum tem por objetivo promover um ambiente de participação visando apoiar a construção do Plano Estadual do Livro e Leitura, assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias criativas e produtivas do livro.
Os presentes deliberaram pela formação da seguinte estrutura: Conselho de Representantes e um Grupo Gestor de coordenação e secretaria executiva, sendo este de caráter provisório, composto por representantes do setor público, social e privado. A finalidade do Grupo Gestor será organizar o Fórum, reunir os parceiros e compor a Plataforma do Livro e da Leitura, integrada às metas estabelecidas no Plano Estadual do Livro e da Leitura ora em construção.
O Fórum, uma vez constituído poderá ser ampliado por novos membros, mediante indicação de representantes e adesão livre. Nada mais havendo a tratar foi a presente ata lida e aprovada, sendo assinada por todos os presentes.
APRESENTAÇÃO
O Estado de Santa Catarina e seus municípios tem o desafio de diagnosticar e estabelecer metas para o desenvolvimento dos indicadores de leitura, conforme preconiza o Plano Nacional do Livro e da Leitura.
O FÓRUM pretende criar o ambiente de participação e construção do Plano Estadual do Livro e Leitura, representando um esforço organizado de atuação entre a sociedade e projetos de leitura e setores de governo ligados a área da cultura. O objetivo do plano, a ser apresentado como contribuição do FÓRUM ao estado e a sociedade é assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias criativas e produtivas do livro.
VISÃO
— É fruto de uma mobilização entre agentes e gestores públicos, privados e não-governamentais em favor da construção de diretrizes, estratégias e metas e ações para o desenvolvimento da cidadania por meio da leitura e suas mediações e da ampliação do acesso ao livro seja em ambientes escolares, em espaços públicos ou privados.
— Resulta do Seminário do Livro e da Leitura – Uma Tarefa de Vida, realizado em Florianópolis, no dia 3 de julho de 2012.
— O FCLL pretende ser uma instancia setorial permanente de participação da sociedade civil e do poder público, com caráter técnico, consultivo, deliberativo, promotor e difusor.