Sala Cidade Futura recebeu o Encontro Filósofos Inovadores

      Comentários desativados em Sala Cidade Futura recebeu o Encontro Filósofos Inovadores

Encontro Filósofos Inovadores criou espaço para pensar a educação, a leitura e o humanismo vividos em uma era tecnológica

A Sala Cidade Futura abriu seu espaço nos dias 29 e 30 de outubro para pessoas interessadas em pensar a inovação em filosofia, educação e pesquisa. O evento foi uma oportunidade para que os participantes conhecessem e se integrassem às iniciativas da empresa, com atenção especial ao programa Filósofos Inovadores e ao Passaporte Bom de Ler.

Os Filósofos Inovadores da Cidade Futura foram apresentados pelo escritor José Paulo Teixeira, criador do programa. Na palestra, ele expôs os conceitos inovação em filosofia e inovação em tecnologia (leia o texto do escritor aqui) e as diferenças entre eles. José Paulo também explicou sua leitura sobre os imperativos axiais da educação atual a partir das contribuições dos filósofos José Ortega y Gasset, Peter Sloterdijk e Vilém Flusser – três autores aos quais se dedicam as atividades do Filósofos Inovadores em 2019 e 2020 (clique e confira os próximos evento do programa).

Ainda no primeiro dia, os convidados assistiram à aula do professor José Mauricio de Carvalho (Universidade Federal de São João del-Rei) sobre o humanismo tecnológico de José Ortega y Gasset. A exposição feita pelo professor indicou as contribuições que o pensamento de Gasset pode trazer para quem busca uma autoformação e enxerga uma crise na educação, assuntos da jornada 2019-2020 do programa Filósofos Inovadores. A partir disso, os convidados compartilharam seus questionamentos sobre a direção para aonde caminha as instituições do humanismo na sociedade atual.

Foram levantadas problemáticas identificadas pelos participantes dentro e fora do ambiente acadêmico, como a desconexão com o mercado e a necessidade de atividades voltadas à educação afirmativa e à formação de si. Questionado sobre este último tema, o professor José Mauricio de Carvalho destacou que eventos como o que acontecia ali na Sala Cidade Futura podem ser um caminho para suprir as lacunas deixadas pela educação formal.

A leitura foi o tema principal do dia seguinte. O antropólogo Eugenio Lacerda apresentou a proposta do Passaporte Bom de Ler, a comunidade letiva da Cidade Futura, indicativos da leitura no Brasil e seu relato como membro do Passaporte. Os participantes também dividiram suas experiências como leitores e formadores de leitores e propostas para os espaços da comunidade letiva.

A Cidade Futura agradece à contribuição de cada participante e convida a todos para seguirem a jornada de estudos e leituras do programa Filósofos Inovadores e a participarem das atividades do Passaporte Bom de Ler. Em breve, serão divulgados vídeos com momentos das palestras dos dois dias do evento.

SOBRE O FILÓSOFOS INOVADORES
Programa de estudos, leituras e atividades de formação sobre os Filósofos Inovadores da Cidade Futura. A cada ano, é definido um eixo temático e os três filósofos que podem contribuir com o assunto. A jornada atual dedica-se ao tema Educação Inovadora e apresenta os filósofos José Ortega y Gasset, Peter Sloterdfijk e Vilém Flusser. Saiba mais sobre os próximos eventos.

As atividades iniciam com um encontro como o evento realizado no dia 29 de outubro, apresentando o eixo temático e os autores selecionados. A jornada segue com minicursos, ciclos de leituras e oficinas sobre a obra de cada filósofo e encerra-se com um seminário para exposição das contribuições deles para o tema em questão. Os resultados são publicados em conteúdos divulgados no site da Cidade Futura.

SOBRE O PASSAPORTE BOM DE LER
Com o Passaporte os participantes serão incentivados a acessar uma comunidade letiva com diferentes espaços, fontes de leituras, à conversação, à escrita e dinâmicas que contribuem na autoformação e formação de pessoas apaixonadas pelo livro e pela leitura.