CIDADE FUTURA



Bom de Ler

Projetos Atuais

O Bom de Ler é um projeto que estimula a leitura e a descoberta de bons livros e escritores.

O projeto foi criado para despertar, nas crianças e jovens, a força da leitura, da poesia e da filosofia, no desenvolvimento da imaginação, da inteligência e da paixão pela vida e cultura.

Nas cidades e escolas amigas do Bom de Ler, o projeto quer despertar o interesse por livros e conteúdos educacionais e artísticos que possibilitam a descoberta dos melhores autores e artistas brasileiros e de outros países.

Iniciativas do Bom de Ler

1.  A Estação Cultural Bom de Ler: De caráter itinerante, foi criada especialmente para possibilitar encontros culturais e artísticos em torno do livro e da leitura.
2.  As Bibliotecas: Acervo com 360 títulos selecionados da literatura brasileira e traduzida, entre autores clássicos e contemporâneos.
3.  As Oficinas de leitura: Destinadas aos educadores, pais, artistas e produtores culturais.
4.  O Repórter na Escola: Produção de conteúdos e criações gráficas e digitais, fotos e textos, áudios, clipes e vídeos.
5.  Os Encontros: São as iniciativas culturais do Bom de Ler com grupo de leitores e escolas, escritores, artistas e educadores e todos os apaixonados pela vida, o livro e a leitura.

Programa Repórter na Escola

O Repórter na Escola é um programa criado e desenvolvido juntamente ao projeto Bom de Ler para estabelecer um vínculo inteligente entre as crianças e jovens, escolas e cidades ligadas pela cultura e pela internet. Participam crianças e jovens de 10 a 15 anos, acompanhados por professores e artistas interessados em criar e desenvolver conteúdos culturais e artísticos e aplicá-los em suas vidas ou em seus próprios projetos escolares. Para participar do programa, as escolas selecionam e inscrevem alunos nas Oficinas do Repórter oferecidas pelo Instituto da Parati.