Festival da Leitura reúne diferentes gerações

Notícias 26/05/2015

Uma grande celebração à literatura reuniu escritores, estudantes, professores, jornalistas e profissionais que contribuem para a produção literária catarinense na abertura do Festival da Leitura, na última segunda-feira (25), em Florianópolis. Zuenir Ventura foi homenageado como patrono da Academia Estadual Bom de Ler, com 26 membros entre 16 e 18 anos. Emocionado com o carinho dos jovens escritores, Ventura destacou a importância de despertar o prazer da leitura nas crianças e nos adolescentes.

“Não é possível descrever minha emoção, pois sou filho de ajudante de pintor de parede, hoje acolhido com tanto amor e respeito por essa juventude”, confessou. “Quando um jovem diz que não gosta de ler, penso: ele não sabe o que está perdendo! A leitura estimula a imaginação e toda iniciativa que motiva e inspira as crianças e adolescentes são muito bem-vindas”.

Durante o primeiro dia de Festival também foi lançada a campanha ‘A leitura é a base do Brasil’, com a presença da presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Teresinha Debatin, do secretário municipal de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, da escritora Lélia Nunes, da Academia Catarinense de Letras, entre outros. O evento segue até quinta-feira (28) com oficinas, debates e palestras. A programação está no site www.festivaldaleitura.org.br/festival e as inscrições são gratuitas.

A iniciativa é do Instituto Parati, realização da organização Cidade Futura, apoio da Fundação Catarinense de Cultura, Prefeitura de Florianópolis e de outras instituições ligadas ao livro e à leitura.

Entrevista com José Miguel Wisnik


[+] Listar todos vídeos

Plano Estadual do Livro e da Leitura para SC