CIDADE FUTURA



Bom de Bola

Projetos Atuais

Site: www.bomdebola.com.br

O Projeto Bom de Bola é um campeonato escolar de futebol realizado nos três estados do Sul e atende alunos matriculados nas escolas públicas ou particulares, de 11 a 14 anos, nas duas modalidades de futebol, masculino e feminino.

Todas as atividades relacionadas ao projeto visam o desenvolvimento cívico e afetivo, a ética e a integridade dos alunos-atletas, promovem o espírito de equipe, de colaboração e respeito mútuo entre os participantes e a escola, com os pais e os professores, sem deixar a competição transformar-se em inimizade. A presença do educador e da família cumpre um papel essencial em todas as fases do projeto.

A escola é o centro operador dos conceitos e valores norteadores do Bom de Bola – cuidado que a Parati preserva e incentiva. A partir desta relação, garante-se ao projeto, e aos parceiros, uma linha de prioridades e de investimentos comprometida com a educação de qualidade de vida e valores culturais de solidariedade e paz.

Objetivos

O Bom de Bola tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e jovens numa etapa importante de suas vidas, seja do ponto de vista das vocações, seja na formação do caráter e da vida social e civil do atleta-cidadão. Seu objetivo é contribuir para a cidadania e a educação em tempo livre através do esporte social participativo nas escolas e cidades.

Além disso, o projeto Bom de Bola Parati proporciona e estimula:

  • O intercâmbio de alunos entre escolas e cidades.
  • A solidariedade e a interatividade entre jovens e adultos.
  • O despertar de talentos pessoais e coletivos.
  • A cultura de paz no esporte e na vida.
  • O trabalho em equipe, a disciplina e o espírito esportivo.
  • A ética e o protagonismo juvenil.
  • A formação integral dos alunos.
  • A revelação de novos talentos para o esporte.

Investimentos e resultados que ajudam a escrever a história de uma das maiores experiências de parceria público-privada em projeto social.

 Um projeto no qual participantes e parceiros estão integrados numa agenda de esporte social escolar tendo em vista a formação de milhares de crianças – o que faz do Bom de Bola um exemplo de prevenção à violência e à exploração, para milhares de jovens e crianças atendidos pelo projeto.

O projeto Bom de Bola representa uma oportunidade para se desenvolver, no ambiente da escola e espaços livres, uma pedagogia de educação afirmativa, o cuidado com o corpo, a saúde e a segurança das crianças e jovens.